quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Vamo pa Cuba, compay! Sanduíche Cubano do filme CHEF, mas do meu jeito!

Inspirado pelo filme CHEF, resolvi fazer o famoso sanduíche cubano! Só que resolvi colocar um toque pessoal e mineiro! Esse sanduíche é bem tradicional e muito popular em Miami, lar de muitos cubanos que fugiram da ilha. A base é a mesma, podendo variar em alguns ingredientes dependendo da casa que o sirva.


Vamos ao preparo!

Primeiramente, eu sugiro que você assista ao filme CHEF. Filme leve, sem muita pretensão, mas eu garanto que você vai ficar com fome e com uma vontade incontrolável de viajar. Depois de assistir, coloca pra tocar um Havana Mambo, Orishas, Buena Vista Social Club, Celia Cruz, etc! Desde que seja cubano! Que fique claro, este post não é de política, é de cultura e comida!!!

A base deste sanduíche é pão, mostarda, queijo suíço, picles, presunto e porco assado. Mas como eu disse anteriormente, possui algumas variações. Decidi então trocar o queijo suíço por queijo Canastra (pelo simples fato de eu ter na geladeira), adicionei bacon crocante e usei filé mignon de porco. Ao invés de assar uma peça de porco, o que precisaria de pelo menos 1 dia para temperar e assar, optei pelo filé pois dá pra fazer na hora, sem muita cerimônia. Na boa? Ficou SENSACIONAL!!!

Ingredientes para um sanduíche:

- 1 baguete pequena (ou ciabata, etc)
- Mostarda (dica: usa uma amarela e uma mais forte, tipo dijon)
- 2 fatias de Presunto cozido (aquele normal)
- 150gr de filézinho suíno
- Molho para marinar (ingredientes abaixo)
- 50 a 100 ml de vinho branco seco.
- Queijo canastra (ou suíço, ou o que te apetecer)
- Picles de pepino
- 1 fatia de Bacon


Ingredientes da marinada:
- Suco de 1 laranja
- 1 colher de café de tempero pronto (desses de alho batido com cebola, etc)
- 1 dente de alho picado
- 1 colher de chá de páprica
- 1 colher de chá de cominho
- 1 colher de sobremesa de orégano
- 1 colher de sopa de azeite
- Sal e pimenta do reino à gosto


PS: No meu caso, a baguete era grande, então dobrei a quantidade dos demais ingredientes e fiz dois sanduíches.

Antes de tudo, misture todos os ingredientes da marinada e coloque a carne para pegar o tempero. Deixe na geladeira por 1 hora.


Depois que marinar, coloque em uma panela um pouco funda, um fio de azeite. Com a panela quente, doure as porções de filé, sem o molho. Quando estiver tudo bem dourado, acrescente o vinho branco seco. Assim que evaporar, adicione o molho da marinada e deixe cozinhar em fogo baixo, com tampa, até que o molho tenha reduzido (cuidado para não esquecer e queimar!).


Enquanto cozinha, pode preparar o bacon da forma que preferir, mas precisa ficar crocante. Tem duas opções: 1- Pique em cubos e leve a uma panela quente com 2 colheres de água. Quando a água secar, ele irá fritar na própria gordura. 2- Ou você pode colocar embrulhado em papel toalha e levar ao microondas por 2 min ou até ficar bem seco!

Quando terminar a carne, corte em pedaços. Siga estes passos na montagem: pão, espalhe a(s) mostarda(s), coloque as fatias de presunto, a carne, as fatias de queijo, picles cortados em tiras e o bacon. Feche o pão, espalhe manteiga em ambos os lados e doure em um grill ou frigideira.



Sirva com banana verde frita ou mandioca frita e delicie-se! Para ver a receita da banana frita, clique aqui: Tira gosto da malandragem paraense: Pastel de pato e banana frita com açaí




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...