quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Buffalo Chicken Burger - É tipo hot wings, só que hambúrguer!

Já comeu aquelas asinhas bem apimentadas? São as famosas Buffalo Wings! E apesar do nome, não tem ligação nenhuma com o animal búfalo. Estas asinhas de frango condimentadas são chamadas assim pois teoricamente foram criadas na cidade americana Buffalo, no estado de New York. Você pode chamar também de hot wings, ou como quiser.

Pois bem.. São deliciosas.. E por isso, por quê não poderiam ser transformadas em hambúrguer? Foi o que fizemos! Trocamos as asinhas por peito de frango, pois desossar asinhas não dá né? Adicionamos creme de gorgonzola, molho sriracha e rúcula. Olha se não ficou apetitoso:



Ingredientes para um Buffalo Chicken Burger:
- 1 filé de peito de frango
- 1 colher de sobremesa de páprica picante defumada
- 1 pitada de pimenta caiena
- 1 pitada de cominho
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1/2 talo de aipo picado
- 1 lata de creme de leite
- Sal e pimenta do reino
- 1 pão de hambúrguer de sua preferência
- Folhas de rúcula
- Queijo gorgonzola
- Manteiga
- Farinha de trigo
- Farinha de rosca
- Óleo
- Molho de pimenta Sriracha (ou outro molho que não seja fraco)
- Molho de tomate

Vamos ao preparo:
Primeiro de tudo, você precisa "aumentar" o tamanho do frango. Como assim? O filé é um pouco pequeno e as fibras também não são boas pra se morder como sanduíche. Portanto, você faz o seguinte: coloque o filé de frango dentro de um saco plástico, mas ele deve ficar todo aberto, em cima de uma tábua. Com um martelo de bater bife, vá dando pequenos golpes no filé, até que ele fique mais achatado e mais aberto para as laterais. Feito isto, tempere o frango com a páprica, pimenta caiena, cominho, alho em pó, aipo, sal e pimenta do reino. Coloque em um saco ou em um bowl com o creme de leite. Para cada filé, use uma colher de sopa cheia. Se forem mais de 2 filés, compre duas latas, pois você também usará o creme de leite para fazer o creme de gorgonzola, mais a seguir. Deixe o frango marinando por pelo menos 1h.

Enquanto o frango é marinado, prepare o creme de gorgonzola. Na proporção de 1 pra 1, misture o queijo e o creme de leite, usando um garfo para amassar bem os pedaços do queijo. Quando virar um creme, reserve na geladeira.

O diferencial desta receita é o apimentado, então é aqui que você deve decidir se entra pro time dos machos ou se vai ficar de firula com medo de pimenta.. Se você for usar o molho sriracha, prove-o. Se achar que é forte, faça o seguinte: derreta uma colher de manteiga em uma panela, adicione uma colher de molho de tomate e vá colocando o molho de pimenta até ficar na ardência desejada. Caso você não tenha o molho sriracha, faça este processo com qualquer outro molho de pimenta, desde que seja forte.

Corte os pães ao meio e doure-os em uma frigideira, passando manteiga em ambos os lados.

Para fritar os filés, é fácil. Aqueça o óleo em uma panela, com o suficiente para que o filé se submersa. Retire cada filé da marinada, escorra um pouco e passe eles em uma mistura de farinha de trigo e farinha de rosca. Empane bem e frite. Não precisa mexer. Quando estiver dourado, retire e escorra em um papel toalha.



Montagem: Pão, creme de gorgonzola, folhas de rúcula, filé de frango, molho de pimenta (o quanto você achar que deve ser) e feche com a tampa do pão. Por favor, não cometa o erro de comer isto sem nada de beber, sua língua vai queimar! Tome uma cerveja estupidamente gelada ou um guaraná!


PS: A primeira idealizadora desta receita foi a Lorena Nascimento. Ela imaginou como seria gostoso comer um "sanduba" das coxinhas do Outback... Lorena, parabéns, sua idéia foi FENOMENAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...