quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Popeye vai palitar o dente com a Olívia Palito: Salmão na massa folhada com manjericão e espinafre!

Chega (somente por hoje) de comer coisa de gordo. Agora é Salmão. Salmão pra mim é bom mesmo cru, no shoyo, num japa qualquer. Mas como eu não mando em porra nenhuma, tive que fazer um salmão "quente" pro povo comer. Quando digo "povo", eu quero dizer os cobaias voluntariosos que se voluntariaram voluntariosamente para provar das coisas que eu, com muito voluntariarismo fiz (Certeza que nesse excesso de voluntariariedade escrevi alguma coisa errada).

O prato escolhido é um salmão com espinafre refogado e creme de manjericão, tudo dentro de uma massa folhada... E não é que o bicho fica bruto?? Pode confiar! Acho que da próxima vez vou fazer a massa no formato de lata e chamar de Lata turbinada do Popeye.



Ingredientes para 1 lombo de salmão:

- 1 lombo de salmão (o meu devia ter uns 20cm de comprimento x 7 de largura)
- 1 folha de massa folhada (comprei dessas congeladas)
- Meio maço de espinafre
- 3 dentes de alho
- Meio maço de manjericão
- 1 xícara de azeite
- 150g de cream cheese
- 30g de queijo parmesão ralado
- Ovo batido para pincelar
- Sal e Pimenta do reino


Pra preparar:

Comece refogando 2 dentes de alho picados com um pouco de azeite. Quando o alho começar a dourar, coloque as folhas de espinafre e refogue até murcharem. Assim que murcharem, você reserva.

Agora o creme. Bata no liquidificador ou num processador, as folhas de manjericão, 1 dente de alho e vá colocando o azeite. Adicione o queijo ralado e bata mais um pouco. É como um pesto só que sem pinoli. Retire este "pesto" e misture com o cream cheese. Reserve.



Salpique farinha de trigo numa bancada limpa e seca, abra a massa. Coloque no centro o espinafre, por cima do espinafre o salmão. Tempere o salmão com um pouco de sal e por cima coloque o creme para que cubra toda a parte superior do salmão. Agora coloque um pouco de pimenta do reino na massa e feche a massa, unindo uma parte na outra com ovo batido (só pincelar e colar).



Passe levemente a faca em cima da massa para fazer traços na diagonal (só pra enfeitar). Pincele com o ovo e salpique sal grosso moído e pimenta do reino moída em cima. Leve ao forno a 200º até dourar e pronto!

Basta fatiar e servir.

Pra acompanhar, fiz um risoto de cogumelos. Você pode fazer o que quiser (legumes, arroz, batatas, etc). Um outro dia passo a receita do risoto, mas é melzin na chupeta!

Um abraço pra Bárbara, Bernardo, Conrado, Daniel, Janaína, Lívia, Lorena, Luisa, Luiza, Matheus e Regina, meus cobaias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...