quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Peppa Burger: Costelinha de porco com bacon!

Salve pessoal! Tinha um tempo que não arriscava um sanduba novo, então resolvi inventar algo pra hoje. Tava afim de comer um porco. Costela pra ser mais exato. Mas achei muito simples fazer um sanduíche com costela assada ou desfiada. Foi aí que pensei em moer uma costelinha! Bora ver como fica?

Ah, que me perdoem os fãs da Peppa, mas depois de receber sugestões incríveis dos meus amigos, como Sanduribs, Costeburger, Doug e Costelinha e Costela de Adão (essa última horrível, eu mesmo que sugeri kkkk) decidi batizar o sanduba como Peppa Burger. Poxa, a carne tava tão rosadinha, parecia mesmo com a Peppa! Hahahahaha! Se seu filho é fã da Peppa, sugiro não servir pra ele ok? Nem revelar o nome!

Pra variar, o acompanhamento leva BACON. Bem seco e crocante. Ainda coloquei cebola caramelizada e molho barbecue curtido no próprio "suco" das costelinhas cozidas com maçã (sim! uma maçã velha que tava na geladeira e eu tinha certeza que ninguém iria comer).


Ingredientes para uma Peppa na chapa:

- 200gr de costelinha moída (não descarte os ossos, você vai usar também)
- 1 pão baguete (15cm)
- 3 colher de sopa de açúcar mascavo
- uma pitada de cominho
- 1 colher de chá de Alho em pó
- 1 colher de sobremesa de cebola em pó
- uma pitada de páprica defumada
- pimenta do reino
- sal
- 1/2 cebola cortada em tiras
- 1 colher de sobremesa de manteiga
- 2 colheres de sopa de molho inglês
- 4 colheres de sopa bem cheias de algum molho barbecue de sua preferência
- Tempero pronto (tipo alho e sal)
- Óleo
- 1 maçã velha, picada
- Tiras de bacon (quanto baste)
- Água
- Fatias de queijo (usei prato)

Primeiro, na hora de moer a costelinha, separa os ossos. Você vai usar para "temperar" o barbecue. Geralmente os açougues não moem carne de porco, mas sempre tem um que topa. Junte à carne da costela moída o cominho, alho em pó, cebola em pó, páprica, pimenta do reino, sal a gosto e 1 colher de açúcar mascavo. Misture tudo muito bem. Caso você não tenha alho e cebola em pó, pode colocar "in natura" mesmo, só que bem picado. Molde um hambúrguer no formato abaixo, com +/- 1,5cm de altura. Reserve.

Hambúrguer com 15cm de comprimento


Tempere os ossinhos da costelinha (que tem um pouco de carne ainda) com o tempero pronto. Refogue com um pouco de óleo até que fiquem dourados. Quando dourar, adicione água até que cubram todos e coloque também a maçã picada. Cozinhe até reduzir pela metade. Ao mesmo tempo, caso você consiga executar duas tarefas simultâneas, doure as cebolas fatiadas na manteiga. Assim que dourarem bem, coloque 2 colheres de açúcar mascavo e o molho inglês. Cozinhe em fogo baixo, até reduzir. Reserve.

Ossos da costelinha cozinhando com as maçãs


O bacon é simples: coloque as fatias numa panela, cubra com água e cozinhe. Quando a água evaporar totalmente, ficará somente a gordura do próprio bacon. Aí é só dourar de um lado e de outro, até ficarem bem secos. Retire da gordura e deixe escorrer em um papel toalha.

Agora é a vez do hambúrguer. Em uma frigideira com uma GOTA de óleo, coloque o hambúrguer em fogo baixo, e assim que dourar bem, vire. Quando dourar também do outro lado, adicione água até a metade do hambúrguer e tampe a panela. Quando a água evaporar totalmente, o hambúrguer estará pronto. Atenção: esse procedimento é para cozinhar por completo a carne de porco, que NÃO DEVE ser servida mal passada, ok?

Enquanto o hambúrguer cozinha, pode preparar o barbecue. Em uma panela ou no microondas, esquente bem o molho barbecue pronto juntamente com um pouco do caldo dos ossos com a maçã.

Hambúrguer pronto, hora de montar: na baguete cortada, coloque: maionese, carne, queijo, bacon, cebola caramelizada e o molho barbecue. Agora, ripa na chulipa e pimba na gorduchinha!


Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...