sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Onda saudável só por hoje: Wrap de kafta e salada com iogurte

Inspirado pela final do MasterChef Brasil de 2015, quis fazer algo parecido com o que o Raul fez. Ele fez uns bolinhos de carne paquistaneses e uma salada de pepino com iogurte que me deu muita vontade. Como eu não lembro direito o que ele usou, vou tirar uma "licença gastronômica" e inventar algo do meu jeito, afinal, é só inspiração.

Minha decisão foi manter uma salada bem semelhante e no lugar do bolinho, fazer tipo uma kafta de boi. Se você quiser gastar um pouco mais, use a carne de cordeiro (tem que ser moída), com certeza o sabor ficará melhor! Incluí nessa conta uma massa de wrap.

A salada é bem refrescante, casa perfeitamente com o sabor condimentado da kafta. O conjunto fica muito leve e combina bem com uma cerveja gelada (por que não?), ainda mais nesse inverno quente pra burro!


Ingredientes para uns 4 wraps:
300gr de carne moída
1/2 cebola picada em cubos pequenos
1 colher de sobremesa de cominho em sementes
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de cebola em pó
1 colher de chá de páprica doce defumada
1 colher de sobremesa de zaatar (explico abaixo)
1 colher de chá de pimenta síria
Sal e pimenta do reino à gosto
1 colher de sopa de farinha de trigo
Azeite
Discos prontos de wrap (comprei da Rap10)
1/2 pepino picado sem sementes, com casca
1 tomate picado sem sementes
1 copo de iogurte natural sem açúcar
10 folhas de hortelã
1 limão
Rúcula

Antes de tudo, a maioria dos ingredientes são condimentos em pó. Se tiver um bom mercado onde você mora, facilmente encontrará todos. O zaatar (ou zahtar / ou zattar) é uma mistura de especiarias muito usada na culinária árabe, principalmente síria/libanesa. Caso não encontre, pode fazer sem mesmo. Mas na internet tem várias receitas (é basicamente orégano, tomilho, sumagre, pimentas e gergelim, com variações).

Preparo:
Comece pela salada. Lave as rúculas e separe. Misture em um pote o tomate picado e o pepino picado. Pique as folhas de hortelã e adicione. Tempere com uma pitada de sal e um pouco de pimenta do reino. Coloque o suco de meio limão e o iogurte natural. Mexa bem e guarde na geladeira.

Para a carne, primeiro refogue a cebola em um fio de azeite até que fique dourada. Quando a cebola esfriar, misture ela com a carne e com todos os ingredientes secos (cominho, alho, cebola, páprica, zaatar, pimenta e farinha). Dica: antes de colocar o cominho em semente, ou passe ele pelo pilão ou esfregue as sementes com as palmas das mãos, bem forte. Isso vai liberar os aromas. Coloque o sal a gosto e a pimenta do reino.

Aqueça uma frigideira com um fio de azeite. Molde pequenas bolinhas de carne, tipo almôndegas. Coloque as bolinhas na frigideira e quando dourarem de um lado, vire para dourar do outro. É bom manter o fogo baixo para dar tempo de cozinhar por dentro e não queimar por fora. Comigo renderam 14 bolinhas.

A massa de wrap já é pronta, mas aqueça-as em uma panela, sem azeite nem óleo.

Agora é só montar e comer! Wrap, salada de iogurte, folhas de rúcula e três bolinhas de kafta. Ficou bom demais!

Até!


Um comentário:

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...