quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Loco, loco, locomelo, sandubão de cogumelo! Shiitake Burger!

Não é todo mundo que gosta dos sabores dos cogumelos, mas geralmente, quem gosta, vira fã. Sabe aquele cogumelo Shiitake na manteiga? É bom né? Agora, imagina isso dentro de um hambúrguer? É muito bom! É delicioso! Por isso resolvi fazer um hambúrguer com esse cogumelo. Tive certeza desde o início que o sabor seria muito bom. Pesquisei e vi algumas inspirações pela internet e fui pra cozinha preparar um dos melhores hambúrgueres que já comi.


Adicionei ao sanduba um queijo holandês bem suave e uma cebola crispy, que nada mais é do que cebola bem fininha e empanada, Além de dar crocância, o sabor casa perfeitamente com o restante do sanduíche. Pra coroar, matei a sede com uma IPA daqui da terra do queijo: Três Lobos Pele Vermelha. Outra coisa... Podia ter bacon? Sim, podia. Mas o bacon acabou, morreu, então fica pra próxima!

Ingredientes para UM Shiitake Burger:

- 200g de carne moída (usei uma mistura de alcatra, patinho e lagarto)
- 1 pão de hambúrguer
- Cogumelo shiitake
- Fatias de queijo holandês branco, macio.
- 1/2 Cebola cortada em fatias fininhas
- 1/2 xícara de leite
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- Óleo para fritar
- Manteiga
- Pimenta do reino
- Sal
- Maionese da sua preferência

Primeiro prepare a cebola. Corte em rodelas finas e depois corte as rodelas ao meio, tipo meia lua. Coloque as fatias no leite e mexa para que todas fiquem molhadas com ele. Escorra e coloque dentro de um saco plástico com a farinha de trigo. Se você quiser, pode colocar na farinha um pouco de páprica defumada. Mexa bastante e jogue tudo em uma peneira, agitando um pouco para tirar todo o excesso de farinha. Numa panela com óleo já aquecido, frite aos poucos a cebola e coloque para escorrer num papel toalha. Elas devem ficar douradas.
 

Limpe os cogumelos com um pano seco ou papel toalha. Descarte os talos e corte os cogumelos em fatias. Coloque um pouco de manteiga numa frigideira e quando derreter, refogue ali os cogumelos. É coisa rápida, assim que eles mudarem de cor de ambos os lados e estarem macios, está pronto. Pode temperar com um pouco de sal.



Molde a carne em disco, mais ou menos 1cm de diâmetro a mais que o pão. Quando grelhar, ele vai diminuir de tamanho. Tempere com sal e pimenta do reino e grelhe ou "frite" em uma frigideira. Quando subir o sangue para o lado de cima, vire o hambúrguer. Nos 2 minutos finais, coloque as fatias de queijo em cima dele. Eu usei o queijo maasdam. Assim que derreter, retire do fogo.


Agora, a montagem: pão, maionese (a melhor é caseira, mas se você não vai fazer, eu recomendo a Lisa Caseira ou, se quiser uma boa mesmo, tem uma francesa chamada Lesieur), carne com o queijo, cogumelos, o quanto couber da cebola e aí fecha com o pão! Ah, não esqueça de dourar os pães antes!

Vai, faz aí e depois me diz se é ou não é SENSACIONAL!

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...