quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Francesinha do Manoel: o sanduba português para entupir as artérias, ora pois!

Os portugas curtem um porco viu.. Falam que a feijoada foi inventada por escravos no Brasil mas eu truco essa história! Lá em Portugal eles comem até picles de orelha de porco! Não sobra nada!! Tudo lá é porco.. Bife de porco, embutidos, churrasco.. TUDO! Mas é bom demais, melhor lugar pra comer porco no mundo! E bacalhau também. E outras milhões de outras coisas também...

Mas hoje vamos ficar no porco e fazer uma das porn food de Portugal. A chamada Francesinha. Um lanche feito de pão de forma, bife de porco ou de boi, bacon, linguiças, ovo, batata frita e um molho apimentado a base de mil bebidas alcóolicas.. É sensacional!!! É coisa de louco!

Eu resolvi fazer a minha versão (atenção haters, essa é MINHA versão, então não vem com mimimi dizendo que isso ou aquilo tá errado). Troquei o pão de forma por um pão bolotão de azeite. Ao invés da batata frita, fiz chips de batata doce com dendê! E o molho deve estar longe do original, mas eu já ouvi que cada esquina na cidade do Porto tem sua própria versão de molho, então é isso mesmo (efe ó dê esse hífen esse é). Ah, as linguiças não são as mesmas de lá, até porque lá eles possuem várias opções.. O negócio é adaptar!



Ingredientes para UMA Francesinha à minha moda pois o site é meu e eu faço o que eu quiser:
- 2 fatias de pão (desses italianos gordões, bolotões. Usei um de azeite)
- 1 bife de boi de alcatra
- 1 linguiça de churrasco (10 cm de linguiça ou 2cm de pau?)
- 1 linguiça calabresa (10 cm tb)
- 3 fatias de bacon (ou 10, ou 30 fatias, depende do seu amor por isso e por seu coração)
- 2 fatias de presunto
- Um OVO
- 5 fatias de queijo muçarela

Molho:
- 1 colher de manteiga
- Molho de tomate pronto (meia lata mais ou menos)
- 1 Cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- 1 copo de cerveja
- 1/2 copo de vinho branco
- 300ml de caldo de carne
- 1 dose de vinho do porto ou vinho madeira
- 1 dose de outra bebida mais forte (eu usei conhaque)
- Pimenta (das vermelhas, ardidas)
- Sal
- Pimenta do reino

Mão na massa:
Primeiro, numa panela funda (pois é a mesma que vai fazer o molho), doure as fatias de bacon. Na mesma panela, frite a linguiça de churrasco e a calabresa. A de churrasco, você pode cortar ela ao meio e abrir, para que cozinhe por inteira. Pode fazer isso com a cababresa também. Depois de tudo bem dourado e cozido, reserve. Nessa mesma panela, coloque para dourar a cebola e o alho, com uma colher de manteiga e pimenta do reino a gosto. Quando estiver bem refogado, adicione a folha de louro e o vinho branco, seguido do molho de tomate. Logo que ferver, adicione a cerveja e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 15 minutos. Coloque o caldo de carne, o vinho madeira ou do porto e a outra bebida que escolher. Deixe ferver e depois que ferver, processe tudo com uma varinha mágica (aquela que substitui um liquidificador, não a do Harry Potter). Coloque o quanto de pimena você achar que fica bom.. Eu sapequei pimenta no meu! Hahahaha!

Com o molho pronto, pode começar a montar o sandubão. Faça os bifes numa frigideira, com sal e pimenta do reino. Deixe eles bem dourados. Ao mesmo tempo, tente dar uma dourada nos pães, numa chapa, numa panela ou num grill. Num tabuleiro, coloque: pão, bife, bacon, linguiças, presunto e fecha com o outro pão. Com as fatias de queijo, cubra todo o sanduba, como se fosse um véu. Leve ao forno até que o queijo esteja derretido. Enquanto o queijo derrete, frite um ovo. Retire o sanduba do forno e coloque em um prato funto. O ovo vai por cima, e aí você rega tudo com o molho.


Calma meus amigos, é bom ter outro alguém aí na cozinha pra fazer o chips de batata doce enquanto você faz o sanduba. É simples: corte uma batata doce com casca e tudo em fatias bem finas (lava ela antes, beleza?). Tempere com sal, pimenta do reino e UMA colher de dendê (óleo de palma). Se você não gosta de dendê, pode usar óleo de côco ou até óleo normal, mas aí perde a graça do sabor. Lambuze todas as fatias da batata e disponha elas numa assadeira forrada com papel manteiga. Leve ao forno até que fiquem secas e douradas.


Pronto! Corre pro abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...